Vista aérea das árvores

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Estamos constantemente nos desafiando a criar nossos próprios projetos e a conhecer e apoiar projetos de terceiros. 

Como mencionado, temos como objetivos dessa área:​

  • Estimular a consciência de finitude dos recursos naturais;

  • Promover o desenvolvimento do sentido de coletividade e de pertinência ao mundo natural;

  • Propiciar uma reflexão sobre os valores culturais;

  • Estimular a transformação dos modos de pensar e agir;

  • Valorizar e potencializar o aproveitamento de forma sustentável e regenerativa das áreas naturais.

kalu icon.png
parceiros icon.png

Além disso, nós nos propomos através da educação e da fomentação dos 7 princípios do Leave No Trace, a ampliar a consciência ambiental do impacto das ações humanas no ecossistema planetário.

WhatsApp Image 2021-01-25 at 11.02.21 AM

Desde 2001, a divulgação de técnicas de mínimo impacto no uso recreativo das áreas naturais é um dos principais projetos ambientais da Kaluanã.  Entende-se por uso recreacional qualquer atividade não produtiva das áreas naturais (ex: uso esportivo, lúdico, turístico e etc.).

Desde a revolução industrial, nós, seres humanos, estamos impactando negativamente o Planeta como nunca antes em nossa História. Pela primeira vez quebramos um ciclo natural (o do carbono), poluímos grande parte dos grandes rios, infestamos os oceanos de plástico, desmatamos a maioria  das grandes florestas do mundo, extinguimos um imenso número de seres vivos, incluindo da nossa própria espécie, através do genocídio dos povos nativos, e outros.

Hoje com quase 8 bilhões de habitantes, reaprender a viver de forma mais consciente e com menos impacto é fundamental para a sobrevivência do Planeta e da nossa própria espécie.

 

Através de programas como Leave no Trace (Não Deixe Rastros), a Kaluanã visa trazer para a luz que o cuidado das áreas naturais é a única chance de reverter a atual situação do nosso Planeta. É através da educação e fomentação destes princípios que nós nos propomos a isso.

IMG_0185.JPG

Mas o que é o Leave No Trace?

Em português a tradução de Leave No Trace é “Não Deixe Rastros”. 

O Leave No Trace Center for Outdoor Ethics é um programa internacional que tem como missão fornecer educação, habilidades e pesquisas inovadoras para ajudar as pessoas a cuidar das áreas naturais. 

 

Trabalhando diretamente com o público e aqueles que administram áreas públicas, o Leave No Trace concentra-se em educar as pessoas, ensinando práticas de mínimo impacto, acreditando ser a solução mais eficaz para a proteção da Natureza.

O que são os 7 Princípios do Leave No Trace?

Os Sete Princípios do Leave No Trace fornecem práticas de mínimo impacto para quem frequenta áreas naturais. 

 

Os Princípios foram ajustados para que possam ser praticados em qualquer ambiente de áreas naturais (de áreas selvagens a parques estaduais e nacionais) e áreas urbanas (praças, ruas e casas).

 

Cada Princípio foi pensado com base em informações detalhadas para minimizar os impactos daqueles que visitam áreas comuns. Não existem proibições nem regulamentos. O intuito é informar e educar com base em informações sobre as consequências de decisões e de ações. 

 

O respeito pela Natureza e a consciência ambiental são fundamentais para esta filosofia educacional, que se resume nestes 7 princípios básicos.

1..png

Planeje e prepare a sua viagem com antecipação

2..png

Viaje e acampe em superfícies resistentes

3..png

Descarte adequadamente seus resíduos

4..png

Deixe o que você achar

5..png

Minimize o uso e o impacto de fogueiras

6..png

Respeite a vida selvagem

7..png

Considere os outros visitantes

© 1999 by the Leave No Trace Center for Outdoor Ethics: www.LNT.org

Leave No Trace e a Kaluanã

Desde 2001 a Kaluanã compartilha técnicas de mínimo impacto em ambientes naturais mas, em 2016, em parceria com a Gaudério Adventure, a Kaluanã começou um trabalho de formação de treinadores de Leave No Trace no sul do Brasil.

 

Desde então formamos algumas dezenas de compromissados e engajados Treinadores de Leave No Trace!

A partir de 2020 a Kaluanã se tornou parceria oficial do Leave No Trace Center for Outdoor Ethics no Brasil e, a partir de 2021, a Kaluanã estará formando também mestres em Leave No Trace. Através desta formação os alunos poderão também formar novos treinadores das técnica de mínimo impacto do centro, resultando em um sistema multiplicador dos seus conceitos.

 

Todas as atividades da Kaluanã são fundamentadas nos princípios de mínimo impacto desenvolvidas pela Leave No Trace Center for Outdoor Ethics, USA.