top of page
P6281380.jpg

NOSSA METODOLOGIA

A matéria prima da Educação ao Ar Livre é a experiência na Natureza. 

 

A experiência com o ambiente natural e a reflexão da mesma geram ricos e duradouros aprendizados, ampliando a percepção e a conexão do ser humano com os elementos naturais, transformando o seu modo de enxergar e sua maneira de se relacionar consigo mesmo e com a sociedade.

 

Nossa metodologia de ensino é baseada em dois pilares:

imersão somática.png

Estágios de imersão somática e psicoemocional do indivíduo em ambiente natural.

aprendizagem experiencial.png

Teoria da aprendizagem experiencial.

Nossa metodologia: Texto
imersão somática.png

Estágios de imersão somática e psicoemocional do indivíduo em ambiente natural.

Nossas células e psique reconhecem o ambiente natural como sendo inerente parte de si. 

 

Nossa filosofia de aprendizado é ecocêntrica e “soulcentric" onde entendemos a interdependência do ser humano com a Natureza e utilizamos essa interdependência para alavancar aprendizados e reflexões intrapessoais e interpessoais dentro do macro e do microcosmo de cada indivíduo. 

 

A facilitação dessa interconectividade com o mundo natural gera insights que mudam a perspectiva dos nossos alunos em relação à Vida no mais amplo sentido dessa palavra.

Diagrama%20em%20branco-3_edited.png

Os quatro estágios de Imersão somática e psicoemocional do indivíduo em ambiente natural.

aprendizagem experiencial.png

Teoria da aprendizagem experiencial.

Essa teoria fornece um modelo holístico do processo de aprendizagem multilinear de desenvolvimento humano.


A teoria é chamada de “Aprendizagem Experiencial” na qual se enfatiza o papel central desempenhado pela experiência, diferenciando essa metodologia das outras linhas de aprendizado, que ignoram o papel da experiência subjetiva sobre o aprendizado do indivíduo, e enfatizam mais o aspecto comportamental e cognitivo.

A Aprendizagem Experiencial fornece links ativos ao aspecto afetivo e emocional do individuo e de como o mesmo absorve e se comporta em relação à uma determinada experiência.

Gest%C3%A3o%20de%20risco%201-5_edited.pn

Cada estágio se apoia mutuamente e alimenta o próximo estágio. 
 
É possível entrar no ciclo em qualquer etapa e acompanhá-lo em sua seqüência lógica. No entanto, a aprendizagem eficaz só ocorre quando um aluno pode executar todos os quatro estágios do modelo.
 
Durante esse processo integrativo nós nos preocupamos com os processos cognitivos internos do aluno, com seus valores, crenças e sentimentos, pois sabemos que o processo de aprendizado é integral e deve ser adquirido de forma flexível e em uma variedade de situações.

teoria 1.png

Experiência concreta

Durante a experiencia Kaluanã, as pessoas são tiradas de sua Zona de Conforto e expostas à desafios inerentes ao ambiente natural. Estar em meio à natureza requer reconhecer os aspectos adaptativos e técnicos de uma situação e ajustar esforços de acordo.

 

Nossas experiências são desafiantes porém seguras, e promovem aprendizados holísticos e duradouros. 

teoria 2.png

Observação e reflexão

A cada experiência nós facilitamos a reflexão sobre a mesma.  Nesse estágio averiguamos as interpretações dos participantes àquela experiência, analisando  qualquer inconsistência ou compreensão da mesma. 

 

Nesse estágio surgem paradigmas, crenças e interpretações preexistentes.

teoria 3.png
teoria 4.png

Formação de conceitos abstratos

Experimentação ativa

É o momento onde damos origem à uma nova ideia ou modificação de um conceito abstrato preexistente (a pessoa aprendeu com sua experiência). Todo aprendizado é um re-aprendizado! 

 

Através das nossas experiências em ambientes naturais, extraímos crenças e  definimos novas ideias.

 

Nesse estágio do processo a pessoa é chamada a ir e vir entre modos opostos de reflexão e ação, sentimento e pensamento.

É a aplicação das ideias à realidade ao seu redor e ao mundo para ver o que acontece.

 

Pois a aprendizagem em um processo holístico de adaptação, onde se envolve o funcionamento integrado da pessoa "total" - pensando, sentindo, percebendo e se comportando. Abrangendo um modelo adaptativo  à resolução de problemas, tomada de decisão e criatividade.

Kolb, 1984, p. 38

“Aprendizagem é o processo pelo qual o conhecimento é criado por meio da transformação da experiência”

DSC_0205_.jpeg
bottom of page