Mariana Candeia

Instrutora parceira

Mariana Candeia (Mita) é psicóloga fenomenológico-existencial e Ecopsicóloga. Iniciou sua jornada na Educação ao Ar Livre através da Outward Bound em 2006 e lidera expedições de montanhismo no Alasca e na Patagônia através da escola NOLS facilitando processos de liderança e autoconhecimento desde 2009. Instrutora sênior em cursos de caminhada, escalada e montanhismo, assim como cursos de “Leave No Trace”. 

 

Mita tem uma vasta experiência na escalada tradicional com várias conquistas espalhadas em alguns lugares do Brasil (Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais) e muitas viagens para outros países alimentando sua conexão com as montanhas e culturas de distintas partes do mundo. 

 

Desde 2013 se dedica aos estudos e exploração de campos que conectam a psiquê humana e a natureza. Tem mestrado em “Earth Wisdom and Primordial Mind”, pela Wisdom University, Califónia. A partir daí, nasceu “ Sabedoria Puha – Nature-based Psychology” (www.sabedoriapuha.org) , onde desenvolve programas que combinam tradições ancestrais e ciências modernas, como o Vision Quest e outras vivências sensíveis e profundas com o objetivo de ativar o inconsciente ecológico. 

 

Mita é docente na Formação Internacional de Ecopsicologia (Brasil) e membro da IES – International Ecopsychology Society. Atualmente vive em Bariloche, Argentina e se dedica ao Programa de Educação ao Ar Livre, Ser Natural, desenhado para reforçar a conexão com a natureza na primeira infância e desenvolvimento infantil. 

 

Mita também atua como terapeuta neuromuscular através do Método Romanowski. Este método combina pressão muscular e respiração, ajudando na liberação de memórias que estão contidas no corpo e na ruptura de padrões de condutas e emoções que nos leva a uma percepção limitada de nosso potencial humano. O objetivo da técnica é propiciar uma mudança profunda dos limites auto-impostos através da entrega verdadeira à energia e fluxo vital.